quarta-feira, 12 de setembro de 2012

O desespero ganha muitas vezes batalhas.

"Essa é uma frase do meu amigo Voltaire, e eu consegui entender ela a muito pouco tempo. Eu achava que tudo na vida tinha que ser minuciosamente estudado, esquematizado, para que não houvesse dúvidas quanto ao êxito do que fosse realizado. Mas nem sempre é assim. Agora, depois de uma vida de (pré)conceitos, atitudes relativa e exaustivamente pensadas e repensadas, percebi que o tempero do mundo, e quem sabe da vida, é e sempre será o desespero. Por que o desespero e não o amor, por exemplo? Sabem por quê? Porque no desespero nós perdemos a vergonha, o medo de errar. O desespero nos liberta de pomposidades, de paradigmas e de sentimentos infantis como a ganância e a megalomania. Vimos, no desespero, que não somos nada. Que somos apenas coadjuvantes, peças em um tabuleiro que não conseguimos sair, sempre levados a avançar ou retroceder, seguindo a "mão invisível" que nos rege. A respeito de mão, pode-se entender Deus, a mão invisível do mercado, nossa criação, enfim, muitas outras coisas que nos fazem seguir esse ou aquele caminho. Já o amor é pleno. É completo. É sim, é plenamente egoísta e completamente sem nexo.
Mas não estou aqui agora para discutir sobre adjetivos e definições. Estou aqui para mostrar que o desespero de um pai, que sempre andou no caminho da retidão, o leva a cometer atitudes que sempre reprovou. O desespero de uma pessoa sem perspectiva de vida, enfiado em uma cidadezinha de merda no interior de um país sem rumo, faz com que ela acorde e veja o mundo que existe por trás daquela parede de conformismo. O desespero, o Grande Libertador. Tratarei ele daqui para frente com respeito, então a partir de agora chamarei ele de Senhor Desespero, pois ele sim tem autoridade de nos exonerar de qualquer lei ou regulamento. Ele nos deixa livre para fazer o que quisermos. O Senhor Desespero nos dá força para seguir além de nossos limites, além de nosso orgulho. Ele nos faz vencer a maioria das batalhas.
Ele, o Senhor Desespero, está em tudo. No mercado financeiro, existem duas forças opostas, mas que ao mesmo tempo se completam. A ganância e o medo. A ganância de ganhar mais e o medo de perder tudo. E tentem adivinhar quem é o fiel da balança. Sim é ele senhores e senhoras. O Senhor Desespero. O desespero em ganhar logo, o desespero em vender logo, o desespero desesperador de ver a conta no vermelho, de ver suas economias indo embora por causa de atitudes impensadas de quem se dizem "analistas". Na vida do mortais aqui em baixo, é mais fácil ver o distinto senhor. Ele está no trabalho ingrato que você realiza todos os dias e não tem reconhecimento. Ele está na enorme fila do banco que você tem que encarar na sua única hora de almoço, antes que cortem a sua energia elétrica naquela tarde. Ele está bem ali, na chave que não entra na fechadura, bem no momento em que você está apertado, precisando usar o banheiro. É estranho você pensar assim, né? Mas não é não, é que nós sempre pensamos em desespero, em último momento, em última instância. Mas ele está ali, bem ao seu lado, sempre que você sente aquele aperto no peito, aquele plasma semi congelado que escorre pelo seu peito em direção à barriga. Muitas vezes sem motivo aparente. Mas seu subconsciente sabe, e como sabe. Você vive em desespero o tempo todo. E algumas vezes em um tipo de pré-desespero, ou seja, entra em desespero numa situação totalmente favorável, devido ao fato de aquilo acabar, não ser bem assim, ou simplesmente porque pode estar ocorrendo algum tipo de erro, pois não pode ser tão fácil assim.
O que quis dizer nessas muitas palavras desnecessárias, é que você tem que usar o Senhor Desespero como um aditivo. Como um "gás" no seu dia-a-dia. Use-o sem moderação, pois ele vai te despir de tudo, e restando apenas você e o mundo, alguém tem que sobreviver, certo? E que esse alguém seja você. Volte ao tempo das cavernas, aonde só sobreviviam os mais fortes, onde todos se desesperavam com a chegada da noite, o grande "Satã" da época. Mas mesmo assim, todos acordavam no outro dia, com força suficiente e acima de tudo, com desespero suficiente, para conseguir o que precisavam para sobreviver a mais um tormento que chegaria logo à frente. Porque o desespero ganha muitas vezes batalhas." 

Sem comentários:

Enviar um comentário